blogpurtal@gmail.com

Nós pUr cá...

 

“Nitrato do Chile”?

 

Os paineis de azulejos com a publicidade ao “Nitrato do Chile” foram estratégicamente colocados em paredes laterais de casas próximas às principais vias de circulação do século passado, e foram parte integrante de uma estratégia definida pela empresa que o comercializou na península Ibérica, entre 1920 e 1930. 

Hoje em dia  esta publicidade carece de significado prático, mas é interessante saber que o Adubo, neste caso da marca “Nitrato do Chile”, contribuiu significativamente  para o aumento de produtividade agrícola na Europa e na América no Post-Primeira Guerra Mundial, e permitiu a intensificação da agricultura e a produção de alimentos mais baratos. 

O Chile foi o maior produtor mundial de adubo entre 1850 a 1930, mas em apenas 5 anos, de 1930 a 1935, a produção de adubo caiu 96%. Não pelo fim das minas do deserto de Atacama, na região Norte do Chile, mas sim pela descoberta do Amónio (NH4), em 1910, pelos alemães Haber e Bosch, que para além da descoberta,  conseguiram ultrapassar o bloqueio à comercialização de outros adubos, imposto pelos Ingleses, detentores da exploração e comercialização do "Nitrato do Chile".

Alcanede, por ser um local de passagem, e por ser uma zona agrícola potencialmente interessante naquela época, foi alvo desta publicidade, que ainda hoje persiste!

 

Caso conheça mais placas destas nos arredores de Alcanede, ou caso tenha algum dado adicional, envie para o nosso e-mail.


ARCA: Aqui existiu um quartel de Bombeiros...

 

 Ponte Romana: Lavadouro público. 24.MAI.10

Fontanário junto à ponte Romana.

Um dos "monumentos" de Alcanede...

(22.MAI.10) (foto cedida por TGM)

 

Entrada oeste de Alcanede. 10.MAI.10

 

Nós pUr cá...

e a propósito da semana dos 3 F's: Futebol, Fátima e Fado!

Igreja Matriz de Alcanede (11.MAI.10)

 

 

Nós pUr cá...

Castelo de Alcanede. (13.MAI.10)

 

 

Nós pUr cá...

Para ler a segunda placa, o melhor é parar e ir lá espreitar... (16.MAI.10)

 

Tópico: Nós pUr cá...

Não foram encontrados comentários.

Procurar no site

pUrtal de Alcanede © 2010 Todos os direitos reservados.